Indústria nacional é prejudicada por
produtos chineses
Quase 70% dos exportadores nacionais já perderam clientes para concorrentes chineses no exterior.
A China, maior parceiro comercial do Brasil atualmente, vem engolindo fatias de mercado dos produtos brasileiros dentro do país e no exterior. A concorrência afeta uma em cada quatro indústrias do país. Quase 70% dos exportadores do país já perderam clientes para concorrentes chineses no exterior. Para Carlos Alberto Sardenberg, a moeda artificialmente desvalorizada torna os produtos chineses baratos.
Cabe saber se a perda de mercado é por causa de um câmbio desvalorizado artificialmente (assim como tentamos fazer com o real, mas não estamos sendo bem sucedidos), ou se somos uma indústria antiquada e monopolista. Acho que muitos dos nossos produtores estão desacostumados a ter concorrência e acham um absurdo trabalhar com margens de lucro reduzidas.
ResponderExcluirGlauco,
ResponderExcluirConcordo com parte de suas considerações. Acredito que uma parcela do empresariado brasileiro ainda é contaminada por práticas distorcidas do que venha a ser competividade e competição. Porém, acredito que isso tem duas raízes, a primeira é o resquício geracional de uma cultura inflacionária que ainda torna extranha a percepção de lucro e rentabilidade por exemplo.
Outro aspecto que também considero importante é a falta de debate acerca do que venha a ser uma política industrial por exemplo. Uma parte do empresariado levanta tais questões construindo essa abordagem de maneira equivocada. Os organismos setoriais gastam grandes somas de dinheiro e o resultado efetivo tem sido nulo.
O Caminho deve ser a dinamização das mentalidades gerenciais em paralelo com a diminuição dos gargalos produtivos. Como carga tributária excessiva e problemas de infra-estrutura.