quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entrevista Repórter Brasil. Nacionalizações na Argentina e Bolívia.

Um comentário:

  1. Parabéns pela entrevista!

    Então já foi concretizado ontem (3/05) por 207 votos favoráveis o projeto de nacionalização da YPF Gás, a partir desse ato ela é considerada de utilidade pública, ou seja, 51% de seu patrimônio é público, vale lembrar que em 1990 o patrimônio da YPF Gás já havia sido privatizado. Neste contexto, e levando em consideração que a Repsol YPF é a líder no mercado de combustíveis e que a sua filial YPF Gás controlava 52% da capacidade de refinamento do pais, isso dentro de território argentino, é preocupante sim para a economia argentina, que usou de sua soberania e do Poder Legislativo para aprovar tal projeto de nacionalização. Por outro lado, essa a atitude arbitral e unilateral da Presidenta Cristina Kirchnner, gera um cenário de desconfiança dos investidores estrangeiros, o que acaba afugentando os investimentos externos, diante de medidas tão protecionistas no âmbito de sua economia doméstica. Podendo ocasionar também medidas restritivas no campo financeiro e nas relações internacionais advindas de organismos como OMC, G20 etc.
    Como essa estória esta apenas começando, não caracterizaria a atitude da Presidenta Cristina Kirchnner como tresloucada, e sim como desafiante.
    Em muitas situações políticas e econômicas o governo paga para ver... ou não paga né?... já que o preço pedido para compensar a expropriação da YPF é alto, uma solução seria litigar na Corte Internacional.
    Lucicleide Lima

    ResponderExcluir