quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Chamada para Artigos Científicos de Relações Internacionais.

CHAMADA DE ARTIGOS


Revista Relações Internacionais, nº 40 | Dezembro 2013
Número Especial «As Dimensões Externas da Segurança Interna»
Coordenadores do volume: Ana Paula Brandão e Helena Carrapiço

Está aberta até 30 de Agosto de 2013 a chamada de artigos para o número especial da revista Relações Internacionais subordinado ao tema «As Dimensões Externas da Segurança Interna».

O número temático visa analisar as narrativas e as práticas da segurança interna, nas suas conexões interno/externo. A complexificação de riscos e ameaças têm questionado as conceptualizações, políticas e orgânicas assentes numa separação rígida entre segurança interna e segurança externa. Em resposta aos desafios transnacionais, o ator estadual tem diversificado a palete de mecanismos cooperativos: cooperação interestadual institucionalizada; regimes de segurança; cooperação entre atores estaduais e atores privados; redes de relações transgovernamentais. Neste contexto, merece destacar a tendência para a externalização da segurança interna designadamente no que respeita à natureza transnacional de atividades criminosas, à explicitação de objetivos de segurança interna nas políticas externas, aos mecanismos cooperativos interestaduais e transgovernamentais no domínio da segurança interna e às missões internacionais de polícia em situações de pós-conflito.

Serão bem acolhidas propostas de texto inovadoras no plano teórico e/ou empírico, com as seguintes características:
- estudos de caso regionais ou nacionais sobre o nexo entre as dimensões interna e externa da segurança;
- estudos de caso temáticos sobre a externalização da segurança interna na área da cooperação policial, gestão de fronteiras, controlo de fluxos migratórios, combate à criminalidade organizada e ao terrorismo;
- estudos de caso institucionais que analisem os atores envolvidos nos processos de externalização da segurança interna;
- estudos que tenham como objetivo contribuir para a teorização da relação entre segurança interna e segurança externa.

As organizadoras deste número especial, Ana Paula Brandão e Helena Carrapiço, podem ser contactadas através dos seguintes endereços de e-mail: abrandao@eeg.uminho.pt; helena.carrapico@eui.eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário