domingo, 20 de junho de 2010

Mortes e abstenção marcam o segundo turno da eleição colombiana

O governo colombiano confirmou neste domingo que sete políciais foram mortos em um ataque de supostos guerrilheiros no departamento (estado) de Norte de Santander. Outros três foram assassinados em Meta, centro do país.

As baixas foram confirmadas pelo ministro da Defesa, Gabriel Silva. Mais cedo, o titular da pasta do Interior, Fabio Valencia, reportou que até as 12h locais (14h no horário de Brasília) foram registradas três ações violentas em distintas regiões.

"Comparadas a outras ocasiões, houve uma melhora de mais de 50%", afirmou Valencia em um boletim sobre a jornada eleitoral, iniciada às 8h locais (10h no horário de Brasília), que elege o sucessor do presidente Álvaro Uribe.

Por sua vez, a Registradoria Nacional confirmou a mudança de 170 colégios eleitorais, em decorrência de ameaças de grupos guerrilheiros.

"O material é alvo de fustigação, ou seja, grupos armados ilegais o queimam ou não deixam as mesas serem instaladas", esclareceu o chefe do órgão responsável pelo processo eleitoral, Carlos Ariel Sánchez.

Segundo reportes da imprensa, no estado de Huila, vários homens, que se diziam membros das Farcs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), entraram em confronto com militares. Jornais locais também apontam que bombas foram desativas e um veículo de transporte coletivo foi incendiado em outros pontos do país.

Cerca de 350 mil policiais e militares foram designados pelas autoridades locais para acompanhar o segundo turno das eleições, entre o opositor Antanas Mockus e o governista Juan Manuel Santos.

Além da violência, outro fator que ameaça o sucesso das votações é a abstenção. Ainda segundo dados locais, até o momento aproximadamente três milhões dos 29,9 milhões de eleitores compareceram às urnas.

Tradicionalmente marcadas pelo abstencionismo, as eleições colombianas podem ainda ser influenciadas pela Copa do Mundo de 2010. Apaixonados por futebol, os colombianos poderiam deixar de sufragar para assistir à disputa entre Brasil e Costa do Marfim, na tarde de hoje.

O mau tempo é outro vilão do dia. Fortes chuvas atingem diversas partes da Colômbia desde o início da manhã. As mais de 72 mil urnas serão fechadas às 16h locais (18h no horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário