sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Concorrência Industrial Chinesa II - Globo News

Indústria nacional é prejudicada por

produtos chineses

Quase 70% dos exportadores nacionais já perderam clientes para concorrentes chineses no exterior.

A China, maior parceiro comercial do Brasil atualmente, vem engolindo fatias de mercado dos produtos brasileiros dentro do país e no exterior. A concorrência afeta uma em cada quatro indústrias do país. Quase 70% dos exportadores do país já perderam clientes para concorrentes chineses no exterior. Para Carlos Alberto Sardenberg, a moeda artificialmente desvalorizada torna os produtos chineses baratos.

2 comentários:

  1. Cabe saber se a perda de mercado é por causa de um câmbio desvalorizado artificialmente (assim como tentamos fazer com o real, mas não estamos sendo bem sucedidos), ou se somos uma indústria antiquada e monopolista. Acho que muitos dos nossos produtores estão desacostumados a ter concorrência e acham um absurdo trabalhar com margens de lucro reduzidas.

    ResponderExcluir
  2. Glauco,

    Concordo com parte de suas considerações. Acredito que uma parcela do empresariado brasileiro ainda é contaminada por práticas distorcidas do que venha a ser competividade e competição. Porém, acredito que isso tem duas raízes, a primeira é o resquício geracional de uma cultura inflacionária que ainda torna extranha a percepção de lucro e rentabilidade por exemplo.
    Outro aspecto que também considero importante é a falta de debate acerca do que venha a ser uma política industrial por exemplo. Uma parte do empresariado levanta tais questões construindo essa abordagem de maneira equivocada. Os organismos setoriais gastam grandes somas de dinheiro e o resultado efetivo tem sido nulo.
    O Caminho deve ser a dinamização das mentalidades gerenciais em paralelo com a diminuição dos gargalos produtivos. Como carga tributária excessiva e problemas de infra-estrutura.

    ResponderExcluir